Texto e fotos copyright Márcio Sousa.
Para posts anteriores seleccionar os arquivos na coluna da direita.
Clicar nas fotos para ampliar.
Obrigado pela visita e comentários.
Márcio Sousa

Click for Funchal, Região Autónoma da Madeira Forecast

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SATA deixa de operar rota Lisboa-Funchal-Lisboa na época de Inverno

A companhia aérea açoriana SATA Internacional não operará na época de Inverno 2011/2012 a rota Lisboa-Funchal-Lisboa, mudança que ocorrerá a partir de 10 de Outubro, por questões de "sazonalidade", revelou hoje a empresa em comunicado.
A SATA Internacional voltará a operar esta rota apenas na época de verão IATA (Agência Internacional de Tráfego Aéreo) 2012, de 25 de Março a 28 de Outubro do próximo ano.
Segundo o presidente do conselho de administração da SATA, António Gomes de Menezes, citado no comunicado, "esta decisão resulta de uma abordagem pragmática às condições estruturais da rota, nomeadamente, consubstancia a natural resposta à agudização da sazonalidade do tráfego e da tarifa média".
António Gomes de Menezes realça que "no primeiro trimestre de 2011 a SATA Internacional cancelou 44% dos voos planeados devido à crescente sazonalidade" a que se assiste "na procura por esta rota".
O comunicado acrescenta, por conseguinte, que "a aposta da SATA Internacional se centrará, no que respeita a esta rota, a uma operação no Verão e não no Inverno".
Em 2010, a companhia registou "um crescimento de tráfego nesta rota" ao atingir uma taxa de ocupação de 74 por cento e ao aumentar o número de passageiros de 157.224 para 174.821, o que perfaz um aumento de 11,20 por cento.
"Porém, a questão é que este tráfego não está igualmente distribuído ao longo do ano, daí que nós nos concentremos doravante no verão", sublinha a SATA.
"De referir que na rota Lisboa-Porto Santo-Lisboa, onde, de igual modo, não encontramos obrigações de serviço público, também só operamos, com resultados satisfatórios, no Verão, mas nunca no Inverno, pela mesma questão da sazonalidade", exemplifica António Menezes.
A SATA Internacional manterá, no entanto, o 'codeshare' com a TAP no ano inteiro, porque, de acordo com o presidente da companhia, este acordo "facilita os diversos fluxos de passageiros entre Açores, Continente, Madeira, Porto Santo, Canárias, América do Norte e Europa, onde a SATA e a TAP têm redes complementares".
"A SATA Internacional manterá a operação em voo regular no verão na rota Lisboa--Porto Santo e operará em charter a rota Lisboa-Funchal-Lisboa por ocasião do fim de ano, caso o mercado assim o justifique", conclui a nota de imprensa.
A SATA Air Açores assinou novo contrato para a exploração da rota de obrigações de serviço público entre o Funchal e Porto Santo para o triénio 2011/2013, utilizando, para este efeito, uma aeronave Bombardier Q200, que está sediada no Funchal.


Fonte: DN

2 comentários: