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Márcio Sousa

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segunda-feira, 27 de junho de 2011

PITVANT efectua primeiro voo Multi UAV

21-06-2011


No âmbito do Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados (PITVANT) decorreu no dia 20 de Junho o primeiro voo Multi UAV (Aeronaves Não Tripuladas).

Nesta missão, duas aeronaves Antex-X02, com os números de cauda 02 e 06, efectuaram simultaneamente voo autónomo com um desfasamento em altitude de 50 metros (cerca de 164 pés). Após descolagem manual, cada uma das aeronaves passou a modo automático e seguiu uma rota pré-definida. Em terra duas equipas de operação, totalizando 5 elementos, seguiam o desempenho das aeronaves. Após a passagem sobre os pontos pré-definidos, cada uma das aeronaves passou novamente para modo manual e aterrou sem problemas.

Este voo é mais uma etapa na operação multi-UAV que se preconiza no PITVANT. Com efeito, a equipa mista de elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Academia da Força Aérea já vem há muito treinando os procedimentos de operação e emergência para voo multi UAV. Os próximos passos passam por mais voos como o que se realizou para que se possam validar os procedimentos desenvolvidos, e posteriormente avançar para a implementação de técnicas de controlo cooperativo em que as aeronaves comunicam uma com a outra e realizam uma missão de forma coordenada. Também se prevê a redução do número de elementos em terra, necessários para a operação de duas ou mais aeronaves no ar, em simultâneo.

Este projecto, em parceira entre a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto, encontra-se a meio do seu terceiro ano de desenvolvimento, contando já com mais de 300 descolagens e mais de 100 horas de voo. O PITVANT decorre até 2015 e é parcialmente financiado pela Direcção Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa do Ministério da Defesa Nacional.

fonte : FAP

domingo, 26 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Transaero

Transaero, a segunda maior companhia russa, efectuou hoje o primeiro de quinze vôos charters programados para a Madeira.
Aqui fica o registo da chegada.

Vôo : UN9121
Proveniente : Moscow, Domodedovo
Hora chegada : 12h53
Tipo de avião : Boeing 737-8k5/w
Registo : EI-EDZ  ex:Tuifly d-ahff










Agradecimentos :
M.N
R.S
P.O

quinta-feira, 23 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sata sofre “bird strike” na descolagem.

Um bando de gaivotas atingiu esta manhã um reactor de um avião da Sata quando descolava da pista, obrigando a aeronave a regressar ao aeroporto. O voo de substituição do 680 com destino a Copenhaga, atrasado devido ao “bird strike”, partiu às 14h56, com recurso a outro aparelho.


Por volta das 16h começaram os trabalhos nos reactores da aeronave



O Airbus A320, "quando estava na fase de descolagem, com os motores no máximo, embateu com um bando de gaivotas, tendo os pássaros entrado no reactor", o que obrigou ao regresso da aeronave à pista, relatou o porta-voz da companhia açoriana, José Gamboa.


“A perícia do piloto bastante experiente contribuiu para que a aeronave voltasse à pista com toda normalidade e, sobretudo, com segurança para os passageiros”, acrescentou. A bordo do avião, pilotado pelo comandante Timóteo Costa, natural da Madeira e profundo conhecedor deste aeroporto, encontravam-se 104 passageiros, além da tripulação.

“Não houve danos pessoais”, garantiu o representante da Sata que lamentou uma “situação que não pode acontecer”. As aves estavam poisadas na cabeceira leste e levantaram com a turbulência e barulho dos motores precisamente no momento em que o avião descolava da pista no sentido Funchal-Machico.

fonte: publico

PS : De referir ainda que um dos porões abriu-se provavelmente devido ao embate, e que a aterragem fez se com o mesmo aberto.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Empresa lança helicóptero-avião capaz de voar a mais de 400 km/h

Um helicóptero híbrido capaz de voar a mais de 400 km/h deve ser uma das atrações do Salão Aéreo de Paris, entre 20 e 26 de junho.




Por ser uma aeronave que voa tão rápido quanto um avião, mas com a manobrabilidade de um helicóptero, os fabricantes do Eurocopter X3  chamam lhe de "divisor de águas".

A Eurocopter diz que o X3 pode ser usado para operações de busca e resgate e qualquer outra missão em que a velocidade seja primordial.

Além das hélices horizontais que possibilitam a descolagem e pouso verticais, o híbrido tem também duas turbo-hélices montadas em pequenas asas que permitem velocidades acima de 400 km por hora. Muito mais rápido que helicópteros comuns.




MADEIRA ISLAND(HD) Promotional VIDEO

Excelente video, vale a pena ser visto!!

Boeing vai cruzar o Atlântico com biocombustível

Novo avião da Boeing vai cruzar o Atlântico com biocombustível nos depósitos



O novo avião 747-8 da norte-americana Boeing, modelo cargueiro, vai atravessar o oceano Atlântico este fim-de-semana com biocombustível nos seus depósitos. O aparelho será apresentado na feira aeronáutica internacional de Le Bourget, nos arredores de Paris.

O avião, com motores fabricados pela General Electrics, vai fazer a viagem com uma mistura de 15 por cento de biocombustível – fabricado a partir da planta camelina, cultivada em Montana e processada pela Honeywell's UOP - e 85 por cento de querosene tradicional, revelou ontem o fabricante, em comunicado.

“A Boeing não precisa fazer quaisquer alterações ao avião, aos motores ou aos procedimentos operacionais antes da descolagem” para utilizar biocombustível, garantiu.

O 747-8 deverá chegar ao aeroporto de Le Bourget às 15h00, depois de uma viagem de 8029 quilómetros.
Este avião, que entrará ao serviço no Verão, estará em exposição na feira aeronáutica de Le Bourget nos dias 21 e 22 de Junho. Depois, deverá viajar até ao Luxemburgo, para uma visita de dois dias. O primeiro dos novos aviões será entregue à companhia luxemburguesa Cargolux.

“Este voo histórico é um incentivo aos esforços da aviação para reduzir as emissões de dióxido de carbono e para melhorar a eficiência energética em todas as fases da nossa indústria”, comentou Elizabeth Lund, vice-presidente para o Desenvolvimento de Aviões Comerciais da Boeing.

A empresa explica que a ASTM International, organismo que regulamenta os combustíveis para a aviação na América do Norte, aprovou recentemente uma alteração às especificações actuais de forma a incluir combustíveis com origem biológica. Assim, passará a ser possível usar estes novos combustíveis sem uma licença especial.


fonte : publico

Flight VY8366 intercepted by Mirage 2000

Um avião Vueling que realizava um voo Málaga – Amsterdão, foi interceptado por um caça Mirage 2000 no espaço aéreo francês.

O aparelho perdeu contacto com a torre de Paris e, à semelhança de outros casos, foi enviado um caça precavendo um “ataque terrorista”.
A “proeza” foi gravada por um passageiro.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Medevac

Pelas 16H45 de ontem, um C295 da Esquadra 502 realizou uma evacuação aeromédica do Porto Santo para o Funchal. O doente foi prontamente assistido pela equipa médica à chegada ao Funchal, tendo-lhe sido prestada toda a assistência necessária durante o percurso efectuado. Mais uma missão bem sucedida pela aeronave C295, que estará presente no aniversário da Força Aérea, em Sintra!


fonte: FAP