Texto e fotos copyright Márcio Sousa.
Para posts anteriores seleccionar os arquivos na coluna da direita.
Clicar nas fotos para ampliar.
Obrigado pela visita e comentários.
Márcio Sousa

Click for Funchal, Região Autónoma da Madeira Forecast

domingo, 21 de novembro de 2010

Georgian Airways

Depois de uma passagem pela cimeira da nato, o Presidente da Georgia a fazer uma paragem na pérola do atlántico.


CanadairCL-600


4L-GAF

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Movimento pela manhã

Dois movimentos na Madeira, e dois para canárias.


Mais dois easyjet´s

Mais um easy na Madeira e um Monarch para Canárias

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portugal Spotters na SIC

Depois da tvi, agora foi a vez da sic a fazer uma reportagem sobre planespotting com a APS.
Parabéns à APS  :)

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/11/entusiastas-da-aviacao-querem-fotografar-avioes-dos-chefes-de-estado-que-viajam-para-a-cimeira-na-na.htm

RADARBOX

Relamente estou surpreendido com esta caixinha mágica.
Com a antena dentro de casa consegue receber sinal até aprox.140Km, e com antena na varanda tenho todo o movimento sobre canárias, agora imaginem esta caixinha com uma antena exterior e um amplificador, ui ui.


Screenshot tirado com antena dentro de casa, Aer Lingus EI-DET a 70mn.

domingo, 14 de novembro de 2010

Movimentos do Dia

CS-TOK


CS-TRB / CS-TRC



 CS-TKJ com nova pintura



 F-GZHD

Netjets CS-DRQ

 Hawker 800XPi




C295 Touch and Go e Outros




Mau tempo

O aeroporto encontra-se neste momento encerrado devido as más condições climatéricas, alguns vôos já foram divergidos para Porto Santo outros seguiram para Lisboa como foi o caso do TP132 que depois de alguns minutos em espera no Abuso, decidiu seguir para Lisboa.







TP1573 Depois de uma aproximação a pista....going around.

Finnair, primeiro a aterrar



sábado, 13 de novembro de 2010

Wide Bodies

Aqui ficam alguns, dos muitos wide bodies que por cá passaram estes dias... e nem damos por eles!

TP191  CS-TOD  A343  FL330  484KT  LPPT-SBGR

 AFR456  F-GSPY  B772  FL355  495KT  LFPG-SBGR

 AFR444  F-GZCO  A332  FL350  490KT  LFPG-SBGR

 IBE6845  EC-KZI  A346  FL330  478KT  LEBL-LEMD-SAEZ

AFR456  F-GSPJ  B772  FL350  461KT  LFPG-SBGR

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TP425

A tragédia com o voo TP425 faz hoje 39 anos.
O único acidente mortal da TAP em voo de transporte de passageiros.
Data : 19/11/1977
Hora : 21:48:36


A 19 de Novembro de 1977 o voo TP425, proveniente de Bruxelas com 156 passageiros e 8 tripulantes a bordo, operado pelo Boeing 727-282 ADV “Sacadura Cabral” (registo CS-TBR) com capacidade para 189 passageiros, fazia-se à pista do antigo Aeroporto de Santa Catarina (actual Aeroporto da Madeira) sob chuva intensa pela terceira vez naquele dia. Devido às condições meteorológicas adversas e de duas tentativas de aterragem falhadas, o comandante João Costa dispunha agora da sua última oportunidade, caso contrário o voo teria que divergir para o Aeroporto do Porto Santo, onde não haveria de modo algum alojamento para os 156 passageiros e 8 tripulantes que vinham de Bruxelas via Lisboa. Consequentemente seria necessário divergir para a Gran Canária a 400km de distância.
A tripulação tentava uma terceira aterragem na pista 24 (sentido Machico-Funchal), essa última oportunidade revelou-se fatal, já que o avião aterrou muito para além do normal na curta pista do aeroporto, deslizou pelas águas acumuladas devido à chuva intensa, saiu da pista e caiu em cima de uma ponte, uns metros mais abaixo. Com o impacto o avião partiu-se em dois, tendo ficado uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.
Este acidente vitimou 6 dos 8 tripulantes e 125 do total de 156 passageiros que estavam a bordo.
No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim o logótipo da companhia para evitar que o acidente desse origem a uma má imagem da companhia. Após este acidente, o único com vítimas mortais da companhia TAP, a pista foi aumentada duas vezes e actualmente possui 1800 metros de comprimento.

Aqui ficam duas fotos tiradas do fundo do baú dos meus pais.





Relatório GPIAA

aviation-safety

Inverno na Madeira

Este inverno parece começar com muitas nuvens e poucos aviões :(